Qual melhor Termopar escolher
A fabricação de termopares requer técnicas especiais; portanto, se o equipamento e a habilidade requerida para fabricação dos mesmos não forem adequados, é recomendado que o usuário compre os termopares prontos, pois técnicas impróprias podem resultar em erros significativos na medição de temperatura.
Os fios para confecção de termopares devem ser comprados de preferência em pares, para assegurar a precisão dentro dos limites de erros normalizados.
É essencial que o termopar tenha a mesma calibração que o instrumento com o qual será usado.
Para os termopares tipos “S”, “R” e “B”, recomenda-se que o isolante seja de óxido de alumina e em uma só peça em todo o seu comprimento, conseguindo-se assim um conjunto adequado a minimizar o “cansaço” do fio de metal nobre.
A proteção é utilizada na maioria das instalações dos termopares para prevenir a contaminação destes, a proteção mecânica e a sustentação.
O diâmetro da proteção deve ser adequado para acomodar o elemento do termopar, entretanto, proteções com diâmetros maiores são necessários para aumentar a resistência mecânica, permitir a introdução de um termopar de checagem e manter uma atmosfera oxidante dentro do tubo de proteção para utilização dos termopares tipo “K” e “E”.