O que é termoresistencia cobre10?
Na realidade a termorresistência Cu-10 Ω à 25°C como o próprio nome diz apresenta uma resistência de 10 ohms a uma temperatura de 25°C. Com isso se analisou em laboratório o comportamento da resistência na temperatura na faixa de atuação deste filamento. Na realidade a termorresistência é uma resistência com entolamentos de modo que se tenha 10 ohms ( Ω ) a 25°C. Como toda resistência podemos fazer associações série e paralelo e assim obter outras referências, mas a de cobre não tem utilização da exposta. Na configuração do filamento em cobre apenas temos essa aplicação na industria.
O princípio de medição de temperatura utilizando termômetros de resistência se baseia na variação do valor da resistência elétrica de um condutor metálico em função da temperatura. De uma forma aproximada, mas nem por isso muito longe do real, a variação da resistência elétrica de um metal em função da temperatura pode ser representada pela expressão:
R(t) = R0 (1 + at)
onde:
R(t): Resistência elétrica à temperatura “t”;
R0: Resistência elétrica à temperatura de 0ºC;
a: Coeficiente de variação da resistência elétrica em função da temperatura, medido em ºC;
t: Temperatura, medida em ºC;
Um estudo mais detalhado mostra que o coeficiente “a” varia em função da temperatura, e esse fato deve ser considerado nos termômetros de resistência, principalmente quando os mesmos são utilizados para medição em um intervalo de temperatura acima de 100ºC. Dentre os metais, aqueles que se mostraram mais adequados para a utilização na termometria de resistência são:
Cobre como filamento
Utilizado para medição de temperatura na faixa de 193,15K a 533,15K 9 (-80ºC a 260ºC). Possui uma linearidade de 0,1ºC em um intervalo de temperatura de 200ºC. Entretanto, sua baixa resistência à oxidação limita a sua faixa de temperatura de utilização.
O que é termoresistencia cobre10?
A equação matemática que rege a variação de resistência em função da temperatura chama-se de equação Callendar-Van Dusen e que está mostrada abaixo:
Para o range de -200 a 0°C:
Rt = RO.[1 + At + Bt2 + Ct3.(t-100)]
Para o range de 0 a 850°C:
Rt = R0.[1 + At + Bt2]
onde:
Rt = resistência na temperatura t
R0 = resistência a 0°C
t = temperatura °C
A, B e C = coeficientes determinados pela calibração:A = 3.90802.10 exp-3 (°C exp-1)
B = -5,802. 10 exp-7 (°C exp-2)
C = -4,27350. 10 exp-12 (°C exp-4)