Como Instalar ligar Termopar?
A instalação do termopar deve ser perfeitamente adequada, para que este apresente boas características de precisão, manutenção e vida útil.
O comprimento da proteção e do elemento do termopar deve ser de tal forma que acomode a junta de medição, bem no meio do ambiente em que se deseja medir a temperatura. Um comprimento de inserção mínimo recomendado é da ordem de 8 a 10 vezes o diâmetro da proteção, para minimizar o erro por condução. Esta deverá, ainda, estar internamente limpa e livre de componentes sulfúricos, óleos, óxidos e umidade.
O cabeçote é recomendado para que sejam feitas as conexões entre o termopar e o cabo de extensão, permitindo, também, a fácil substituição do elemento termopar. A proteção deverá se estender até a face externa do equipamento cerca de 100 mm, de tal modo que a temperatura do cabeçote seja aproximadamente igual ao ambiente externo do equipamento, devendo esta nunca exceder a faixa de utilização recomendada para fios e cabos de extensão e compensação. Isto deve ser rigorosamente observado quando se utiliza cabo de compensação.
Em equipamentos com aquecimento a gás ou óleo combustível, a chama não deve atingir a proteção diretamente, pois, caso isto ocorra, teremos uma medida incorreta da temperatura, além de reduzir a vida útil da proteção.
Quando se utilizam termopares com tubo de proteção cerâmica, antes de sua inserção em ambiente com temperatura elevada, deve-se pré-aquecer os tubos, a fim de evitar o choque térmico e, consequentemente, a quebra do tubo.
A proteção deve ser presa ao equipamento, de tal modo que se evite o escape de gases do processo, pois, caso isto ocorra, estes podem vir a atacar o elemento termopar, o que diminuirá sua vida útil.
Nas medições de temperaturas elevadas deve-se, preferivelmente, colocar o termopar na vertical, para evitar, assim, a deformação da proteção, devido ao peso próprio.
Como Instalar ligar Termopar – Algumas recomendações importantes