Tipos de Sensores de Temperatura Industriais

Tipos Sensores Temperatura Industriais

Seguem alguns tipos de sensores de temperatura…

O controle de temperatura é necessário em processos industriais ou comerciais, como a refrigeração de alimentos e compostos químicos, fornos de fusão (produção de metais e ligas, destilação fracionada (produção de bebidas e derivados de petróleo), usinas nucleares e aquecedores e refrigeradores domésticos (fornos elétricos e microondas, freezers e geladeiras).

1) NTC e PTC
São resistores dependentes de temperatura. O NTC (Negative Temperature Coeficient, Coeficiente Negativo de Temperatura), tem resistência inversamente proporcional à temperatura. Ele é feito de compostos semicondutores, como os óxidos de ferro, magnésio e cromo. Segue a equação abaixo:
R = A e B/TA e B são coeficientes que variam com a composição química e “e” é o número de Neper, 2.718.T é a temperatura, em graus Kelvin (some 273 à temperatura em Celsius, para conversão).
Sua curva característica é, então, exponencial decrescente.

Curva do NTC
Devido a seu comportamento não linear, o NTC é utilizado numa faixa pequena de temperaturas, em que a curva é próxima de uma reta, ou com uma rede de linearização, como abaixo. Rede se linearização, Símbolo do NTCO NTC é empregado em temperaturas de até uns 150º C. O PTC (Positive Temperature Coeficient) tem resistência proporcional à temperatura, e atua numa faixa restrita. A variação da resistência é maior que a de um NTC, na mesma faixa. Seu uso é mais freqüente como sensor de sobretemperatura, em sistemas de proteção, por exemplo, de motores.

2) Diodos
O diodo comum de silício, polarizado diretamente com corrente de 1mA, tem queda de tensão próxima de 0.62V, a 25oC. Esta tensão cai aproximadamente 2mV para cada ºC de aumento na temperatura, e pode ser estimada pela equação:
Vd = A – BTA e B variam um pouco conforme o diodo. Esta equação é de uma reta, e vale até uns 125 ºC, limite para o silício.

Curva térmica do diodo
O diodo é encontrado em controles e termômetros de baixo custo e razoável precisão, até uns 100 ºC.

3) Termopar
Quando dois metais encostados são submetidos a uma temperatura, surge nos extremos deles uma tensão proporcional à temperatura. Este é o efeito Seebeck.
O custo dos termopares é elevado, e são empregados em aplicações profissionais, onde se requer alta confiabilidade e precisão.

Tipos Sensores Temperatura Industriais – Outros tipos:

Termômetro Acústico, Termômetro a Vapor, Termômetro de Germânio, Termômetro a Gás, Termistor, Termômetro de Quartzo, Termômetro de Pulso Acústico, Termômetro de Líquido em Haste de Vidro, Termômetro Bi-metálico, Pirômetro de Radiação Total, Pirômetro de Radiação Seletiva, Pirômetro Ótico Automático, Pirômetro Ótico Manual, entre outros.

Comments are closed.