• Termoresistência Pt100 ligação à 3 fios, do instrumento de medição de temperatura e sensor

Termoresistência Pt100 3 fios

Existem normalmente dois instrumentos principais para determinar a resistência ôhmica das termoresistências, que são pontes de medição (Ponte de Wheatstone) e os eletrônicos.
O circuito em ponte é bastante utilizado em laboratórios, devido a sua alta precisão e em alguns sistemas industriais.
A ponte de Wheatstone, quando apresenta uma relação de resistência R1.R3 = R2.R4, esta se encontra balanceada ou em equilíbrio e desta forma não circula corrente pelo galvanômetro, pois os potenciais nos pontos A e B são idênticos.
Portanto conhecendo-se os valores de R1 e R2, e ajustando a resistência R3 até que a ponte fique em equilíbrio, tem-se através de R3 o valor de R4 e, portanto o valor ôhmico da termoresistência.

R1. R3 = R2. R4 (se R1 = R2)
R3 = R4
Conhecendo-se R3, tem-se o valor de R4 e com o valor de R4 na tabela tem-se Temperatura.

Termoresistência Pt100 3 fios

Termoresistência Pt100 ligação à 3 fios, do instrumento de medição de temperatura e sensor

Este é o método mais utilizado para as termoresistências na indústria. Neste circuito a configuração elétrica é um pouco diferente, fazendo com que a alimentação fique o mais próximo possível do sensor, permitindo que a RL1 passe para o outro braço da ponte, balanceando o circuito. Na ligação a 2 fios as resistências de linha estavam em série com o sensor, agora na ligação a 3 fios elas estão separadas.

R1. (R3 + RL1) = R2.(RL4 + RL2)
Como R1 = R2
R3 + RL1 = R4 + RL2

Se os fios de ligação forem do mesmo tipo, tiverem o mesmo comprimento e diâmetro e estiverem na mesma temperatura eles terão o mesmo valor de resistência (RL1 = RL2).
Se, RL1 = RL2

R3 = R4
Conhecendo-se o valor de R3 tem-se R4 e na tabela tem-se a Temperatura.

Notas:

  • O terceiro fio atua somente como condutor de compensação, não influenciando nos cálculos de medição de resistência.
  • A integridade de medição de uma ligação a 3 fios pode ser mantida somente se a ponte for balanceada. Portanto uma técnica mais precisa para medição de temperatura com termorresistência é a ligação a 4 fios.

Comments are closed.