Inversão na ligação do instrumento e do sensor com cabo termopar, chamada de Dupla Inversão

Ligação Termopar Dupla Inversão

O registrador irá indicar que o forno está a 865°C, quando na realidade está a 879°C; portanto, indicará com um erro de -14°C. A dupla inversão acontece com freqüência, pois, quando uma simples inversão é constatada, é comum pensar-se que uma nova troca na ligação dos terminais compensará o erro, porém, isto não acontecerá.

Ligação Termopar Dupla Inversão Cabo Termopar Erros na Ligação

É evidente que, se o cabeçote e o registrador estiverem à mesma temperatura, a dupla inversão não ocasionará discrepância na medição. Com isso podemos chegar a conclusão que quando o cabeçote e o aparelho de medição estiverem a mesma temperatura não é necessário a ultilização de cabos especiais de compensação ou extensão na ligação.

Ligação Termopar Dupla Inversão

Na prática é comum inverter os cabos no cabeçote e quando verificado no aparelho de medição, que normalmente fica longe do sensor, a temperatura indicada não é a esperada. Quase que instintivamente, inverte-se o cabo no aparelho e aí a temperatura chega próxima do ideal, porém acabamos de presenciar a dupla inversão. Tudo isso parece muito claro e evidente porém muitos usuários perderão horas e horas na tentativa de solução do problema. Existem outros de nosso conhecimento que se acostumaram ao erro e durante anos conviveram com ele, sem saber.

O motivo principal é que achamos sempre que o negativo é vermelho, porém na normas disponíveis ora se apresentam positivo para a cor vermelha, ora negativo! Veja um exemplo na comparação das normas alemã DIN e americana ANSI.

Comments are closed.