Dimensão minima da parede interna da tubulação ao instalar termopares, termoresistencias e bimetálicos

Como podemos ver na foto abaixo muitas vezes ao instalar sensores de temperatura não nos preocupamos com o espaço interno entre o sensor e as paredes da tubulação. Claro que o exemplo abaixo é um caso extremo ao assunto mas muito comum em medição de temperatura em tubulações. Quando analisamos tubulações e por serem situações internas as mesmas muitas vezes a sua visualização não é tão evidente quando o exemplo dado.

Muitas vezes temos erros de medição de temperatura em tubulações pois essas medidas não são respeitadas. A definição destas luvas envolve um entendimento das boas práticas de engenharia sugeridas peças API’s.

Primeiramente precisamos entender o que são as API’s. A API se refere as boas práticas de engenharia em instalações industriais; as variáveis de um processo seja a pressão, temperatura ou vazão são analisadas. Cada uma destas variáveis são abordadas em situações separadas dentro das API’s através de numeração própria. A empresa “American Petroleum Institute” é a responsável por essas informações, porém se isenta do mal uso das mesmas e suas interpretações errôneas. O uso destas API’s é declarado público sem restrições porém com isenções pela “American Petroleum Institute”.

Concluímos aqui que nem sempre a norma nos traz as informações que precisamos. Quando temos o aspectos instalação envolvido, as API’s são as mais indicadas.

Um ponto também que gera dúvidas é quanto ao fato da API ser de uma empresa do ramo de Petróleo. Se eu trabalho em outro ramo posso aplicar a API? É muito importante entendermos que as normas e a API pode ser usada em qualquer que seja a instalação industrial. Como resultado disso temos uma visão mais abrangente em relação ao que é mencionado nestas recomendações. Recomendações de instalação na industria é a mesma desde que os processos sejam similares.

Dimensão minima da parede interna da tubulação ao instalar termopares, termorresistências e bimetálicos
Sensor de Temperatura instalado em tubo com fluido de resfriamento

Na prática em nenhuma vez pude observar o uso destas API’s; o estudo delas se faz necessário frente aos problemas existentes na instalação de sensores de temperatura.

Ao analisar a figura acima, e a recomendação da API para uso de sensores em cotovelos de tubulação podemos perceber: Em primeiro lugar que a distância do sensor em relação a parede da tubulação é de 29 mm; Em segundo lugar observamos que estes valores fazem com que a temperatura externa não influencie a medição do sensor; Em terceiro lugar na API não se limita a temperatura externa ou seja ela independe se as medidas internas forem seguidas.

Na foto acima será que essas medidas internas foram observadas? Ou apenas o modo de instalação foi inusitado.

Finalmente fica a dica: A ponta do sensor também precisa ficar 29 mm de distância da extremidade oposta da tubulação.

Comments are closed.