Anders Celsius Biografia, Curiosidades, obras, descobertas e suas contribuições para a Física

Anders Celsius Biografia Curiosidades

Anders Celsius (27 de Novembro de 1701 – 25 de Abril de 1744) foi um astrônomo sueco.

Celsius nasceu em Ovanåker, na Suécia. Foi professor de Astronomia na Universidade Uppsala de 1730 a 1744, mas viajou de 1732 a 1735, visitando principalmente observatórios na Alemanha, Itália e França.

Anders Celsius Biografia Curiosidades e descobertas

Em 1733 publicou em Nurembergue (Nürnberg) uma coleção de 316 observações da Aurora Boreal feitas por ele próprio e outros durante os anos 1716-1732.Em Paris, defendeu a medida do arco de meridiano na Lapônia, e em 1736 fez parte da expedição organizada com este intuito pela Academia Francesa de Ciências e dirigida por Pierre Louis Moreau de Maupertuis.

Anders Celsius Biografia Curiosidades e descobertas

Apesar de morrer jovem, Celsius viveu o suficiente para fazer importantes contribuições em várias áreas do conhecimento. Como astrônomo, ele foi primordialmente um observador. Usando um método puramente fotométrico (filtros de luz através de placas de vidro), ele conseguiu determinar a magnitude das estrelas da Constelação de &AACUTEries (De constellatione Arietis, 1740).

Durante a discussão sobre a queda do nível do Báltico, ele escreveu um artigo a respeito, baseado em experimentos exatos, “Anmärkning om vatnets förminskande” (1743). Hoje Celsius é melhor conhecido relacionado a uma escala termométrica. Apesar de uma escala centígrada ter sido usada anteriormente, foi a famosa observação de Celsius a respeito dos dois ‘graus constantes’ no termômetro, “Observationer om twänne beständiga grader på en thermometer” (1742), que conduziu a sua aceitação geral. Como os ‘graus constantes’, ou pontos fixos, ele escolheu os pontos de congelamento e ebulição da água, chamando o ponto de ebulição de ponto zero, e o de congelamento de ponto cem.

O presente sistema, com a escala reversa, introduzido no observatório de Uppsala, foi conhecido como o ‘termômetro sueco’. Por volta de 1800, as pessoas começaram a se referir a ele como termômetro de Celsius.

Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronômico de Uppsala em 1741, mas é mais conhecido pela escala de temperatura Celsius, proposta pela primeira vez em um documento endereçado à Academia Real de Ciências da Suécia em 1742. Esta escala foi revisada por Carolus Linnaeus em 1745 e permanece como padrão até hoje. Morreu de tuberculose em Uppsala.

Comments are closed.